segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O preso!

Vivo num país que possui três tipos de pena (sanções impostas pelo Estado).
Estão elencadas no art. 32 do Código Penal, que assim diz:

"Art. 32 - As penas são:
I - privativas de liberdade;
II - restritivas de direitos;
III - de multa."

Quero falar do inciso I, no qual privamos de alguém a liberdade, colocando-o em uma penitenciária estadual, com o fundamento absurdo de que lá ele vai ser ressocializado, reeducado e reinserido na sociedade.

É a teoria mais absurda que existe, teoria não, mas é ridículo pensar nisso, vivemos num país onde as pessoas morrem de fome, de frio, não tem onde morar e tratamos os cidadãos presos como animais, logo a teoria é só teoria mesmo.

Os juízes nomeiam defensores porque em muitos lugares sequer existe defensoria pública, o advogado nomeado demora quase uma década, quando não mais pra receber seus honorários.

As pessoas passam frio, fome, o assassino é colocado na mesma cela de um estuprador e de um ladrão de margarina.

Numa cela onde cabem 8 são colocados 80 presos.

Delitos em que o valor do papel gasto para fazer o inquérito policial é maior do que o valor do objeto do delito, falamos nos crimes de bagatela, mas tem gente presa por roubar alimentos, por furtar dois xampus.

Eu sinceramente ainda preciso ouvir gente leiga dizendo que os presos recebem auxílio reclusão, por favor senhores, verifiquem os requisitos para o recebimento do referido benefício.

Falam das pessoas que vivem nas favelas sem ter o minimo conhecimento cultural, sem se preocupar com qualquer ação de informação.

Sim eu odeio ver gente presa, repudio a existência de algemas, não acho necessário um ser humano cercado por 5 policiais armados dentro de um fórum permanecer com algemas nos pés e nas mãos. 

Você reclama do morador de rua, mas não se importa com o motivo pelo qual ele foi parar lá, você nem imagina.
Você reclama do auxílio reclusão, mas gasta mais de duzentos reais com seu cachorro ou na garrafa de whisky.

Você pode achar que quem defende bandido é bandido também como vejo muito, mas esquece que nem todos os acusados são culpados.

É melhor um culpado solto, do que um inocente preso.

É melhor colocar a culpa num ser humano do que na falha do Estado, que te promete um paraíso na carta magna mas nem saúde te dá, te cobra 5 meses de trabalho em impostos e nem educação e saúde você tem.

E me olhe como quiser, pense o que quiser, mas saiba que a realidade é bem diferente do teu texto de que todo acusado é culpado e toda comissão de direitos humanos não presta, cada caso é um caso, e se você não leu todo o teor do processo, faz um favor!
Cale-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário