domingo, 13 de julho de 2014

A motivação

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
- Che Guevara




Desde que entrei na faculdade de todas as frases que li e que falam sobre direito essa do Che Guevara foi a com que mais me identifiquei, ela virou minha motivação e foi a frase que menos vi ser colocada em prática durante os meus cinco anos de curso, e olha que minha graduação é de Bacharelado em Direito.

As pessoas conhecendo as leis, ao menos no meu círculo de convivência não se importam com a aplicação da lei ou da justiça, e digo justiça no sentido de ser justo, o que deveria ser um instinto do ser humano, e mais ainda dos operadores do Direito.

Tive professor que perdeu minhas provas e me reprovou, tive supervisor de estágio que fazia eu trabalhar mais de 8h horas diárias, e mesmo sendo advogado trabalhista sequer assinou minha carteira de trabalho. Tive supervisor de estágio fazendo assédio moral na frente de colegas de profissão e ameaçando mensalmente dar as contas pra mim.

Quando você é novo e não conhece muito bem as coisas ou não sabe como elas tem que ser, até dá pra entender a tua paralisação diante da ilegalidade e da injustiça, já quando você as conhece de "cabo a rabo", aah meu amigo, ficar quieto ao assisti-la é no mínimo falta de vergonha na cara.

E aí todos dizem, você é muito brigona, você discute e discorda demais, sim, eu sei, e continuarei a fazer isso, se você é bundão e aceita as injustiças por aí o problema é teu, eu não sou assim, e pretendo não ser.

Em algumas situações pra evitar stress, ou desamizades, como no caso dos meus supervisores sacanas de estágio eu fiz isso, por outro lado eu não tenho obrigação alguma de aceitar as ilegalidades e o desrespeito de outras pessoas comigo ou com a lei, se eu se que elas estão erradas eu vou continuar batendo o pé, citando artigos e fazendo o meu direito valer.

No ano passado, um professor fez um discurso em sala de aula, incentivando os alunos a serem de fato operadores do direito, incentivou nós a não assistirmos as injustiças alheias e ficarmos calados. Uma pena o tal discurso não ter surtido efeitos.

É tanta coisa errada nesse país, você chega no mercado as leis são desobedecidas, e todos sabem, aquela questão de demonstrar os custos de impostos nas prateleiras foi muito bem divulgada, e mesmo assim as grandes redes de supermercados não cumprem, e isso é um simples exemplo.

Você vê policial agindo errado, viatura passeando pelos bares durante a noite, policiais na padaria por mais de meia hora batendo aquele papo sobre o final de semana, a moça do caixa te passando uma explicação fuleira e te enfiando a faca, e depois todo mundo quer um país melhor.

Tem gente que nem trabalha, nem paga imposto, sequer está em dia com a justiça eleitoral e quer um país melhor e reclama sentado no sofá.

Se você continua assistindo tudo quieto e espera que as coisas melhorem, meu bem, me desculpa, mas continue aí no conforto do teu sofá, caladinho e te garanto nada vai mudar.

Somos o país que mais arrecada impostos no mundo, o 12º no ranking dos países mais violentos, e um dos que tem a maior população carcerária mundial, e você acha que eu tenho que conhecer meus direitos, ver eles serem desrespeitados e ficar quieta?

Não. Eu não vou fazer isso. Eu não passei 5 (cinco) anos da minha vida estudando leis e aprendendo a aplicá-las para simplesmente deixar qualquer Zé Mané, passar por cima do meu conhecimento e dos meus direitos.

E caso não goste do meu jeito e das minhas atitudes é bem simples, se afaste, tenho feito isso com várias pessoas que estão ao meu redor e eu discordo do comportamento ou da forma como elas pensam.

Agora, não espere que eu seja mais uma bundona nesse país, pois não serei. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário