quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O tal moldar



A gente nasce puro. E digo puro no entendimento de que eu nasci eu e você nasceu você.
Com o passar do tempo vamos sendo moldados por nossos pais, nossa família, no trabalho; somos moldados por imposições hierárquicas e depois nos relacionamentos com o simples objetivo de agradar o "ser" amado.

Mas de tanto moldarem e de tanto você ficar exaustivamente se adequando pelos outros e pelos lugares você deixa de ser você.

De tanto se moldar e fazer tudo pelo outros você deixa de fazer as coisas por você, e por vezes se decepciona pelo fato de que essas pessoas não mudam nada por ti e os lugares serão sempre os mesmos, do mesmo jeito e você se perde.

Assim, aparece a frustração, a decepção enorme por fazer de tudo pelos outros e não ter retorno algum de ninguém. Pois, cá entre nós, a frase clichê: "Dar sem esperar receber!" é absurda e uma das maiores falácias que existem.

Todo mundo dá esperando receber algo, por instinto, você pode até não esperar um mundo ou a mesma coisa na mesma intensidade, mas espera algum tipo de retorno, um agradecimento que seja, um reconhecimento e com certeza uma reciprocidade.

Algumas coisas são simples, um abraço, um boa noite, um muito obrigado.

Aprendi nos últimos meses a ter um pouco mais de paciência, coisa que nunca tive, aprendi a esperar, a deixar, a dar um tempo... E apesar de tudo eu me perdi, porque tudo o que mudei não foi por mim, obviamente esperar e ter paciência podem ter me ajudado em alguns momentos mas eu não tive retorno algum pelas boas atitudes que tive, eu apenas confirmei a velha história, de que quanto mais você da, mais a pessoa espera receber e um dia ela monta em você e te faz de "cavalo".

Quando eu mais precisei daquele abraço daquela determinada pessoa, ela estava cuidando das coisas dela, importantes pra ela e eu respeitei isso, quando eu mais precisei da companhia de determinado "ser" ele estava usando o tempo dele com quem ele queria, sem ligar se eu precisava dele ou não. Quando precisei de apoio recebi críticas, e percebi que ninguém se importa com os seus problemas, com a sua vida, com o que passa pela sua cabeça e os inúmeros problemas diários, de fato elas só querem resultados e o que é bom pra elas, independente do que seja.

E depois de ver isso por mais de cinco vezes eu concluí que eu estava exausta, que não podia continuar esperando e que eu não merecia tudo aquilo, que eu preciso mais do que nunca parar, e me reencontrar pela milésima vez nesses últimos tempos, eu preciso seguir o exemplo do egoísmo e cuidar de mim, da minha vida e das minhas coisas, porque ninguém se importa com meus sonhos e com o que quero realizar, e o "ser amado" só vai se importar com a minha e com a sua vida quando o que ele sentir for amor de verdade. E as pessoas hoje em dia amam rápido e esquecem com mais celeridade ainda, elas confundem carência com amor, e saem por aí disparando ilusões e a mentira do amor recíproco, magoando ainda mais as pessoas que como eu se entregam e valoram o que não deviam.

Eu queria muito cessar com essas minhas ações erradas de esperar dos outros as coisas, de acreditar nas mentiras que ouço no meu cotidiano.

Mas confesso, acho que eu deixar de acreditar que existem pessoas de verdade com sentimentos de verdade e não apenas robôs egoístas que só olham pro próprio nariz, me deixaria sem esperança alguma pra viver nesse mundo que já não é o paraíso faz alguns milhares de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário