segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Anemia Ferropriva


Eu sei que tenho postado pra cara#$*, mas é porque estou sendo obrigada a ficar na cama, em casa, ou sentada no sofá, estou com anemia ferropriva de novo, sim, de novo!

Por conta disso, arrumar o armário, por mais que pareça ser simples pra mim significou correr a São Silvestre, eu fiquei mega cansada e eu não consigo comer direito. 

Então, resolvi falar um pouco dessa síndrome.

Adquire-se anemia por deficiência de ferro quando o estoque de ferro do organismo fica muito baixo. Você pode adquirir deficiência de ferro se:
  • Perder mais glóbulos sanguíneos e ferro do que o organismo é capaz de repor
  • O organismo não fizer um bom trabalho ao absorver o ferro
  • Seu organismo é capaz de absorver o ferro, mas você não está ingerindo uma quantidade suficiente de alimentos que possuem ferro
  • Seu organismo necessitar de mais ferro do que o normal (como no caso de gravidez ou amamentação)
Ok, falta de ferro, e não gente, eu como muito e não como errado, nem como só besteiras, eu ainda não sei o motivo pelo qual eu estou com isso novamente, maasss...

São quase 1h30 da manhã e eu sinto fome, enjoo e azia, tudo ao mesmo tempo, é uma vontade de comer, e um nojo de comida, meio louco, mas é isso que sinto.

Os sintomas da referida síndrome são:

  • Mal humor
  • Fraqueza ou cansaço mais frequente que o normal, ou com exercícios
  • Dores de cabeça
  • Problemas de concentração ou raciocínio
Tenho todos em menos de uma semana, se bem que, não dá pra saber ao certo a quantas anda a tal anemia, visto que é necessário fazer um hemograma bem caprichado, com mais "n" exames para verificar o risco que ela trás.

Por ora o que sei é que, estou proibida de beber, me incomodar, doar sangue, fazer esforço físico, caminhar muito e doar sangue.

A médica foi bem taxativa, mas ela nem precisava, tenho a sensação de que se eu for até a esquina eu já não volto, sento lá e chamo um táxi.

Gente, parece uma coisa simples, mas passei a tarde no soro com complexo B, aparentemente já perdi algumas gramas por conta dos botões das minhas calças que agora fecham com mais facilidade.

O enjoo e a azia não são sintomas, mas eu possuo outros problemas que poder estar dando causa a tais reações.

Ainda, considerando o fato não menos importante de que a anemia ferropriva se não for tratada pode trazer falhas neurológicas e cardíacas, a pessoa que escreve tem disritmia, ou seja, eu tô num mato com cachorros, com uns pitbulls na verdade.

O outro problema é que mesmo seguindo o tratamento eu levo no mínimo 2 meses para ficar 100% e a médica não me liberou para fazer qualquer tipo de exame que inclua tirar sangue (nem duas gotas, segundo ela) nas próximas duas semanas, pois estou muito fraca.

E gestantes que se encontram no caso em tela, vale avisar que:
O comportamento da mãe, na gravidez, pode trazer problemas futuros desse tipo ao filho sim. É necessária uma reposição vitamínica durante a gravidez, evitando não só a anemia mas inúmeros problemas. A natureza protege o feto, mesmo em mães desnutridas, mas esta compensação tem um limite. 

E é isso, espero que entendam a enxurrada de posts, mas é que bate um tédio e uns pensamentos, mesmo com o trabalho (que colocarei em dia até 4º fr.) e os dedos ainda não cansam, embora eu por vezes tenha que dar uma deitada sem segurar ou ler nada, visto que os neurônios parecem se cansar também.

Um comentário:

  1. Tb estou com hemoglobina bx cirurgia marcada,estou tomando noripurim na veia. Não refiz o exame pq ainda resta 6 aplicações. Outra coisa não posso menstruar e dificil pq a natureza não para .

    ResponderExcluir